
levando a COP30 a todas as partes do Globo
Originalmente, as malocas são tipos de habitações comunitárias usadas por alguns povos indígenas da região amazônica. As malocas podem ter diferentes estilos, tamanhos e até funções sociais, sendo usadas como moradia e/ou locais para a convivência da comunidade, transmissão de conhecimento ou mesmo para abrigar rituais. Entre os Marubo, por exemplo, a maloca é feita com encaixes e amarrações e serve como local para dormir, preparar alimentos, receber visitas, entoar cânticos e dar assistência ao xamã.
Já no ‘Route to Belém’, a Maloca se transformou em uma plataforma de multiverso que amplia o acesso à COP30 e a outros eventos sobre mudanças climáticas. Ela abriga salas virtuais e imersivas onde governos e organizações, presentes ou não na conferência de Belém, vão poder fazer apresentações – das quais qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, pode participar. A Maloca permite que os eventos tenham tradução por IA para mais de 50 idiomas.
Saiba mais sobre a maloca
Enquanto o site e o aplicativo da Maloca ainda não está disponível, assista ao vídeo abaixo para entender melhor como ela funciona e as suas principais ferramentas e funcionalidades:
O protótipo da Maloca foi inicialmente aberto para testes na COP 29, em Baku (vídeo abaixo). Mesmo sem divulgação em massa, os ambientes virtuais recebemos mais de 1.200 visitantes. Em março de 2025, fizemos o primeiro evento teste da Maloca, no qual participaram mais de 1500 alunos de escolas públicas de 3 continentes (América do Sul, África e Europa). O evento foi realizado em 4 línguas – francês, português, inglês e espanhol –, permitindo a interação dos jovens, representados por avatares dentro do multiverso da Maloca.
O Código de conduta usado na maloca
A Maloca é uma ferramenta do Route to Belém, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Energia do Ministério de Relações Exteriores do Brasi e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. Portanto, todas as participações e apresentações realizadas na Maloca são consideradas eventos da UNFCCC, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Dessa maneira, assim como todas as reuniões e conferências da no âmbito da UNFCCC, os eventos na Maloca devem seguir o Código de Conduta do órgão, cuja finalidade é garantir que os eventos tenham um ambiente inclusivo, respeito e seguro para todos os participantes.
Confira o Código de Conduta em espanhol e em inglês ou assista a um vídeo sobre o tema.
Abaixo, listamos as consequências relativas ao não cumprimento do Código de Conduta durante os eventos realizados na Maloca:
Primeira violação: O participante recebe um aviso formal e poderá ser temporariamente silenciado ou ter o acesso a certas funcionalidades restrito.
Violações reiteradas: Caso continue a desrespeitar o Código, o participante pode ser suspenso temporariamente dos eventos da Maloca.
Conduta grave: Qualquer comportamento considerado prejudicial, discriminatório ou ameaçador pode levar à remoção imediata e permanente do participante.
Denúncia às autoridades: Em casos que envolvam atividades ilegais ou ameaças sérias, as autoridades competentes poderão ser notificadas.
